sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Conhecendo o Departamento de Biologia Molecular (DBM)

Por: Luana Chianca, Lucas Carvalho, Lucas Neves, Marina Sales e Taynah

O Departamento de Biologia Molecular (DBM) situa-se no CCEN (Centro de Ciências Exatas e da Natureza) próximo ao curso de Biologia. O professor Carlos Alberto é o chefe do departamento e a professora Maria Cecília é a vice. A representante no curso de Medicina é a professora Hilzeth (coordenadora do módulo). Como o professor Carlos esteve ausente de sua sala durante toda a manhã, a professora Cecília nos recebeu com muita solicitude e prontidão. A vice-chefe nos deu uma breve explanação sobre a relação do departamento com o curso de medicina.
Existem quatro disciplinas no currículo médico que estão sob a responsabilidade do DBM: Bioquímica, Biofísica, Biologia Celular e Genética. Para compreendermos a ligação dessas áreas com o estudo do ser humano, a professora nos explicou a grande importância do conhecimento da célula para o entendimento do corpo humano e pontuou alguns exemplos que evidenciam o reflexo dos processos a nível celular no organismo como um todo.
No concatenamento das disciplinas do curso, percebemos que essas quatro disciplinas são a pedra filosofal do estudo do corpo humano, uma vez que a célula é a unidade funcional e morfológica do mesmo. Analogamente, a célula está para o homem, assim como o homem está para a sociedade, uma comparação que permite diversas reflexões interessantes que aproximam módulos aparentemente distintos: Biologia celular e saúde comunitária. Se a parte compõe o todo, o todo depende diretamente de suas partes, lógica pertinente tanto no estudo de um indivíduo, como da sociedade.
O domínio nessas quatro áreas de conhecimento por parte do aluno de Medicina é pré-requisito para a compreensão dos demais níveis de organização das estruturas corporais. Os mecanismos de absorção, a ação das drogas no organismo, a estrutura das moléculas que compões o corpo, a origem dos comandos que coordenam a homeostase e até o estudo das doenças hereditárias fazem parte do universo formado pelas disciplinas subordinadas ao Departamento de Biologia Celular.

Problemas vivenciados pelo grupo na dinâmica
Perdeu-se muito tempo na procura da sala do departamento, devido a informações erradas e confusões entre a distinção de “departamento” e “coordenação”. A ausência do chefe do departamento também gerou perda de tempo até que encontrássemos alguém que pudesse conversar conosco.

Conclusão
A dinâmica, embora não tenha atingido seu objetivo por completo (falar com o chefe do departamento e trazê-lo para conversar com o restante dos alunos) foi proveitosa e nos mostrou a importância das disciplinas envolvidas e da valorização de suas aulas práticas diante da realidade do novo currículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário