quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Conhecendo o Departamento de Pediatria e Genética (DPG)

Por: Dandara Romão, Ítalo Glauco, Larissa Frazão, Marina Domingues, Pedro Romão e Thiago Carolino

No dia 08 de Setembro de 2009, visitamos o Departamento de Pediatria e Genética (DPG) da UFPB, que tem como coordenador o professor João Medeiros, ministrante das aulas de Pediatria (neonatal) para alunos do curso de medicina.
A Pediatria é uma área que abrange toda a assistência à saúde da criança e do adolescente. Por se tratar de algo tão imenso, acabou tornando-se pré-requisito para um clinico geral, já que não trata de problemas pontuais, mas sim de um universo que vai doenças ao controle da morbidade e da mortalidade infantil.
Quando abordado sobre as dificuldades enfrentadas pelo DPG, o professor João afirmou que, apesar do Departamento sofrer dificuldades, está melhorando muito, principalmente após a ampliação da carga horária referente à disciplina de Pediatria. Então, o que antes correspondia a apenas 105h, equivalendo tal matéria a disciplinas específicas como cardiologia, pneumologia, hoje corresponde a no mínimo 160h, uma vez que o internato, antes de apenas 10 meses, foi ampliado para 2 anos.
Tratando-se do HU ( Hospital Universitário ), João Medeiros sugere que melhorias sejam feitas no que se refere à atenção básica, no tratamento dos pacientes de PSF relacionado principalmente com vacinação e trabalhos de prevenção. Somado a isso, outro problema enfrentado, segundo o mesmo, é a quantidade de leitos, sendo o aumento destes indispensáveis para a melhoria do atendimento, em virtude da crescente demanda de pacientes.

Um comentário:

  1. Olá, Sou ELIZABETE tenho 13 anos e meu sonho é me formar em Pediatria. Acho um trabalho lindo e que da prazer de fazer, por ter que lidar com crianças, (amoo crianças).E eu gosto muito de estudar sobre saúde e corpo humano. Um dia eu vou realizar esse Sonho e esse dia não está longe. ♥

    ResponderExcluir