quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Conhecendo o Departamento de Morfologia (DM)

Por: Aline, Rachel, Pedro Moura, Vanessa Emanuelle, Gustavo e Teógenes

O departamento de Morfologia abrange as áreas de Anatomia, Embriologia e Histologia é chefiado pela professora Eliana Marques. O departamento está localizado na parte sul da area do campus reservada aos cursos da área de saúde e é utilizado pela maioria destes, como por exemplo o curso de medicina, enfermagem e fisioterapia, entre outros.

O nosso grupo visitou o departamento, mas devido a estarmos em horário de aula, nao foi possível entrevistar a professora Eliana Marques. No entanto, conseguimos entrevistar a professora Ana, coordenadora da disciplina de histologia, o professor Ruidomar, dois técnicos do centro anatômico e Marcelino, técnico do laboratório de histologia.

Durante às nossas conversas com os técnicos pudemos observar que a disciplina de anatomia tem várias salas que são utilizadas pelos alunos dos cursos de ciência da saúde para a visialização e estudo de peças anatômicas. As salas são bem arejadas e são cuidadas por quatro funcionários que disponibilizam as peças para as aulas e exercícios práticos.

A disciplina de histologia tem salas com múltiplos microscópios que são utilizados pelos professores e monitores para ensinar as aulas práticas de visualização de tecidos e estruturas celulares. Os monitores são responsáveis pela guarda das lâminas utilizadas. Lâminas que se quebram ou são danificadas precisam ser criadas novamente no laboratório de histologia. A confecção de uma lâmina nova não é uma tarefa simples, uma vez que certas estruturas celulares começam a se degradar rapidamente após a morte do animal utilizado — geralmente ratos ou outros animais pequenos. Por esta razão, muitas lâminas não são de qualidade uniforme em todas as estruturas nelas representadas.

Nas entrevistas, os professores se mostraram relativamente otimistas quanto ao futuro do novo currículo mas apontaram várias falhas que ainda afetam a qualidade do ensino na conjuntura atual. Entre os problemas citados os principais foram a falta de comunicação e coordenação entre professores; o outro foi a carga horária total efetiva alocada as disciplinas do departamento de morfologia. No novo currículo, o número de horas é menor e qualquer falta por parte do professor fica difícil de ser compensada, especialmente as aulas envolvendo laboratório e/ou salas especiais. Estas falhas estão dificultando a integração disciplinar almejada pelo novo currículo.

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