quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Conhecendo o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (DOG)

Por: Blenstein Harley, Diego dos Anjos, Lívia Gomes, Lunna Sarmento e Olga Mariz

Diretoria do Departamento
O diretor do departamento em questão é o professor doutor Eduardo Sérgio, o qual se formou na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), realizou residência em cirurgia geral e, também, em Ginecologia e Obstetrícia, além de ter concluído dois doutorados: o primeiro em Ciências da saúde e o segundo em Sociologia.

Departamento de Ginecologia e Obstetrícia- DOG
O DOG apresenta uma assistência específica à mulher, operando em várias áreas e oferecendo serviços em inúmeros módulos, tais como:
-Assistência à saúde da mulher grávida;
-Assistência à saúde da mulher (exceto em situação de gravidez);
-Mastologia;
-Módulo prático, com envolvimento das áreas de ginecologia, obstetrícia e neonatologia;
-Interfaces com outros módulos (adolescentes, exames complementares e envelhecimento, por exemplo).
Além disso, o departamento em discussão realiza uma grande atividade prática dentro do Hospital Universitário Lauro Wanderley, já que os professores ministram aulas, mas também fazem atendimento ambulatorial, atendimento cirúrgico ginecológico e visitas às enfermarias. O corpo docente procura, portanto, oferecer uma boa assistência aos alunos- estudantes de graduação, internos ou residentes- sob a proposta de uma disciplina prática. O professor Eduardo Sérgio considera, ainda, que esta abordagem prática foi confirmada e melhorada após a adoção do sistema modular, sem supressão da parte teórica.
As limitações estão concentradas, principalmente, na sobrecarga do departamento causada pelo fato de dois currículos diferentes estarem sendo trabalhados simultaneamente, o que continuará nos próximos três períodos subjacentes.

Propostas futuras e considerações finais
O DOG, em parceria com o Departamento de Pediatria, planeja iniciar um mestrado em Saúde da mulher, da criança e do adolescente. Este seria o primeiro mestrado em medicina da Paraíba com o foco de concentração nos três eixos citados: mulher, criança e adolescente.
Em linhas gerais, o Departamento de Obstetrícia e Ginecologia parece caminhar –comprometidamente- ao encontro do crescimento e amadurecimento do curso de medicina da Universidade Federal da Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário